O Transtorno do Estresse Pós-traumático pode se desenvolver após a pessoa sofrer ou testemunhar um ou mais eventos traumáticos, tais como ameaças ou atos de violência, acidentes ou mortes.
Os sintomas e sinais mais característicos são:
lembranças, recordações, pesadelos, emoções ou sensações no corpo relacionadas ao evento traumático. Estes sintomas ocorrem repetidamente, sem a intenção da pessoa e mesmo contra a sua própria vontade.
evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático, de modo que a pessoa evita conversar sobre o assunto e evita pessoas, lugares, objetos, atividades e circunstâncias que despertem reações ligadas ao evento traumático.
Embora nenhum questionário faça diretamente um diagnóstico médico, alguns questionários específicos podem ser úteis para auxiliar o Médico Psiquiatra no diagnóstico do Transtorno de Estresse Pós-traumático. Com esta intenção lhe apresentamos o seguinte.
Considere o quanto você foi incomodado por cada um destes problemas durante os últimos trinta dias:
nada;
um pouco;
moderadamente;
muito.
1. Memórias, pensamentos e/ou imagens repetitivas e perturbadores relacionadas a uma experiência estressante do passado ?
2. Sonhos repetitivos e perturbadores referentes a uma experiência estressante do passado ?
3. De repente, agir ou sentir como se uma experiência estressante do passado estivesse acontecendo de novo (como se você a estivesse revivendo) ?
4. Sentir-se muito chateado ou preocupado quando alguma coisa lembra você de uma experiência estressante do passado ?
5. Sentir sintomas físicos (por exemplo, coração batendo forte, dificuldade de respirar, suores) quando alguma coisa lembra você de uma experiência estressante do passado ?
6. Evitar pensar ou falar sobre uma experiência estressante do passado ou evitar ter sentimentos relacionados a esta experiência ?
7. Evitar atividades ou situações porque elas lembram uma experiência estressante do passado ?
8. Dificuldades para lembrar-se de partes importantes de uma experiência estressante do passado ?