19424003_315762985547938_3848240548896131308_n.jpg

Medicamentos

Um esclarecimento muito importante, objetivo e claro deve sempre ser feito a respeito dos medicamentos utilizados em Psiquiatria: a grande maioria dos medicamentos psiquiátricos é livre do risco de Dependência Química. Esta é uma excelente informação e um conhecimento que deve ser compartilhado, pois algumas pessoas evitam tratamentos bem indicados por medo de ficarem "viciadas" no remédio prescrito.

Cautela e prudência são sempre bem-vindas, mas não devem se transformar em medos desnecessários e decisões irracionais que, sob a desculpa de proteger, acabam prejudicando uma pessoa por tirar dela os benefícios que um tratamento correto pode trazer. Portanto, muito cuidado com a qualidade da informação que você usa para tomar as decisões a respeito de sua saúde.

As opiniões pessoais devem sempre ser consideradas, porém elas não substituem os fatos científicos e o conhecimento técnico profissional, cuja finalidade é exatamente prestar o melhor trabalho possível para as pessoas envolvidas.

Particularmente na Medicina, coisa alguma jamais substituirá uma conversa franca e detalhada com o médico de sua confiança. Se persistirem dúvidas, persista perguntando. Lembre-se: viver melhor é possível. Cuidar da saúde mental é uma atitude inteligente.

Alertamos para o fato de que as informações das bulas dos medicamentos estão cada cada vez mais desatualizadas - algumas vezes até mesmo erradas - pois novas e melhores pesquisas trazem informações mais seguras e corretas.

Devemos recordar que, frequentemente, as notícias da mídia e internet sobre medicamentos tem conteúdo científico ruim, equivocado ou sensacionalista.

Por isso, é fundamental que as decisões clínicas compartilhadas entre médicos, paciente e familiares sejam baseadas nas melhores informações científicas disponíveis e nas particularidades de cada pessoa.